FAMÍLIA PENTEADO


Referencia ao Nome Penteado

Fonte: Informação enviada pelo Fernando, em 30/08/2007

Hà cerca de vinte anos atrás, conheci um ilustre escritor, jornalista e diplomata que me tratava carinhosamente de "primo" por possuirmos o mesmo sobrenome.
Tratava-se do saudoso Dr. José Roberto Witaker Penteado, fundador da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), sendo ele conhecido como o homem que introduziu a propaganda no Brasil.
Em nossas conversas sobre um dos mais nobres sobrenomes da sociedade quatro-centenária paulista, Dr. Witaker Penteado brincava que "Penteado" "tinha de tudo", sendo ele, em sua modéstia, de origem muito humilde na região de Descalvado e São Carlos.
Na história consta que o sobrenome "Penteado" pode ter surgido em Portugal ou na Galicia-Espanha. Existem documentos que um cidadão da família Wernek, apaixonado por suas perucas, que na época serviam para distinguir os nobres dos plebeus, ganhou a alcunha de "penteado", sendo que seus herdeiros acabaram ganhando tal sobrenome. Seria algum sucessor dessa família que poderia ter trazido o sobrenome "Penteado" para o Brasil?
No período do sec. XIV, era comum que as pessoas que não possuíam origem nobre tivessem apenas o nome de batismo acompanhado de uma característica pessoal, do trabalho que exercia ou da região que era oriundo, como exemplo José ferreiro ou Jõao de Algarves.
O sobrenome "Penteado" sugere que tenha sido criado por adoção aqui mesmo no Brasil.
Nas expedições de Martim Afonso de Souza em 1512 e 1532, muitos portugueses degredados (judeus e ladrões) foram abandonados na costa brasileira. Quando os jesuítas Manuel de Nóbrega e José de Anchieta subiram a serra do mar a fim de fundar as vilas de São Bernardo e São Paulo no planalto paulista, em 1550, se surpreenderam ao encontrar muitos portugueses coabitando a região com os nativos, formando famílias, já com muitos descendentes.
Aí, talvez, a família "Penteado" já estivesse estabelecida em terras brasileiras juntamente com a família de João Ramalho e sua esposa Bartira.
A família "Penteado" se confunde com a história de 500 anos de São Paulo e do Brasil, e é esse caráter que lhe dá o toque de nobreza e também pelas pessoas que se dignificaram ostentando esse nome.


ednan@familiapenteado.com.br
A Família Penteado agradece